Com a existência de um grande numero de variações lingüísticas a sociedade costuma tachar o uso de determinadas variedades como certo ou errado,aceitáveis ou inaceitáveis,pitorescos,cômicos, etc. Todavia,o uso de determinada variação em diferentes situações contradiz a regra tachada pela sociedade.
Existem dois tipos de variedades lingüísticas : dialetos (em função do produtor do texto)e registros ou estilo(depende do recebedor, da mensagem ou da situação).Há seis dimensões de variação dialetal : territorial(mudança fonética e do léxico,com a diferença regional), social (diferença de acordo com a classe social), idade(diferença no uso da língua entre idades diferentes), sexo (diferença no uso da língua pela diferença de sexo), geração (estágios da língua) e função (função a qual o falante se submete,variando a linguagem).
As variações de registros são classificada como: grau de formalismo(grau de sofisticação da língua),modo(a língua falada em contraposição à escrita) e sintonia(ajuste na estruturação do texto).Há caracterização de cada grau de formalismo: o oratório, deliberativo, coloquial,casual e íntimo.A sintonia é dividida em quatro dimensões:o status,tecnicidade, cortesia e norma.
É preciso acabar com o preconceito na relação entre língua e grupos sociais e substituir o termo certo e errado,pelo adequado e não adequado.
domingo, 23 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário